top of page

ROTEIRO DE 3 DIAS NAS HIGHLANDS

Atualizado: 6 de dez. de 2022

Não deixe de explorar as Highlands, é lá que conhecemos a Escócia clássica com suas paisagens dramáticas e inesquecíveis que vemos em filmes ou em livros, pessoalmente ela irá te surpreender.

A viagem para as Highlands na Escócia é uma das minhas viagens preferidas sem dúvidas, um lugar mágico, não é apenas estar na natureza é se sentir completamente imerso nela, onde você sente a natureza muito próxima e crua e em muitos trechos da viagem você verá lugares mais remotos. Enquanto você está no carro as montanhas estão tão perto que dá vontade de descer toda hora, é inacreditável.

Vamos lá para o roteiro de 3 dias nas Highlands escocesas e espere pelo final porque o terceiro dia da viagem é o que tem as paisagens mais lindas.


DIA 1

No primeiro dia saímos de Edimburgo com destino a Inverness.


St.Andrews

Nossa primeira parada foi em uma cidade histórica St. Andrews, uma parada para conhecer as famosas ruínas da Catedral de St.Andrews.

Universidade de St. Andrews

A Universidade é uma das mais antigas do Reino Unido, foi fundada no século XV e ficou atualmente mais conhecida por ser onde o Príncipe William e a Duquesa Kate estudaram e se conheceram.

A cidade é super charmosa, passeamos pelo centro e paramos ali pra comer.


Inverness

Seguimos com destino a Inverness, escolhemos ela estrategicamente pra dormir pela localização e por ser a cidade mais estruturada na região para encontrar hospedagem. No caminho até lá já começamos a ver as montanhas cobertas de neve. Como dormimos em Inverness, aproveitamos e passeamos a noite para conhecer um pub escocês bem tradicional na cidade.

O primeiro dia foi dedicado ao descolamento saindo de Edimburgo com poucas paradas até chegar nas Terras Altas.


DIA 2


Lago Ness e Castelo de Urquhart

No segundo dia acordamos em Inverness e já partimos para nossa primeira atração do dia que foi o Lago Ness, famoso pela lenda do monstro Ness que vive escondido ali :) Fizemos algumas paradas ao longo do lago mas paramos por mais tempo no Castelo de Urquart onde a vista do lago fica bem mais bonita.


Castelo Eilean Donan

A segunda parada foi outro castelo, afinal a Escócia tem um mais lindo que o outro e esse em especial foi cenário do lendário filme Highlander, como ele é bem turístico ele tem uma estrutura muito boa ao redor com banheiros e restaurante, paramos ali pra comer uma comida típica escocesa e tomar um cafézinho.


Portree

Depois seguimos para a Ilha de Skye, ali tem uma cidade super charmosa chamada Portree, é uma opção ótima para dormir, quando fomos já não havia vagas e dormimos ali perto em Broadford.


Old Man

No caminho passamos pelo Old Man com suas torres de pedras, o Old Man of Storr é muito procurado para fazer trilha e um dos pontos mais famosos da Escócia, vejo ele por aí com frequência em fotos lindas de paisagem na internet.


Mealtfalls

Depois demos uma paradinha rápida no Mealtfalls, uma cachoeira com mais de 50m de altura.


Quiraing

E seguimos para Quiraing, já mais no norte da Ilha, um lugar extremamente pacífico, com vales e ovelhas margeados por um lago lindo, aquele lugar pra olhar com calma e guardar na memória, inesquecível.


Broadford

Broadford é um pequeno povoado na Ilha Skye, lá foi onde paramos pra dormir.


DIA 3

O terceiro dia foi na minha opinião o mais fantástico, ele já dizia que iria ser maravilhoso quando a primeira coisa que vimos foram essa belezinhas, uma típica raça de gado escocês, as vacas peludas que procuramos em todo canto, apareceram no nosso último dia da viagem.


Glenfinnan Viaduct

A primeira parada foi no Viaduto Glenfinnan, nele passa o Jacobite Train, que ficou mais famoso depois ter sido cenário do filme Harry Potter, na cena em que eles perdem o Trem para Hogwarts e vão com o carro voador do Sr. Weasley , no filme "Harry Potter e a Câmara Secreta".


Fort William e Glenfinnan Monument

Em frente ao viaduto está o Glenfinnan Monument, rodeado por uma paisagem de tirar o folêgo. O Fort William tem diversas atrações, no caminho para Glencoe passamos pela montanha mais alta do Reino Unido, o Ben Nevis.


Glencoe

Aqui está o lugar mais espetacular da viagem, é um lugar tão único e inexplicável, nenhuma foto irá fazer justiça a beleza desse lugar, que por sinal tiramos mais de 1000 porque queríamos acreditar que era real.

Uma cadeia de montanhas no meio do nada, num silêncio absoluto, com o barulho de riachos, o lugar que mais me senti imersa na natureza de todos os lugares que já fui até agora.


Lock Lomond e The Trossachs National Park

Quando já estávamos sem palavras, preparados para encerrar a viagem em estado de contentamento, no caminho passamos pelo Loch Lomond e The Trossachs National Park, a pergunta é: Escócia você é desse mundo? Ali passando pela nossa última atração já não tinha palavra e reação que explicasse o que queríamos dizer. Assim seguimos para Glasgow, onde ainda conseguimos sair a noite para conhecer a cidade.


Uma das coisas mais difíceis dessa viagem foi a programação do roteiro para encaixar as hospedagens e calcular o tempo e a localização das paradas pra dormirmos, por isso fiz esse post aqui com dicas pra organizar sua viagem para as Highlands, fiz um guia prático com informações úteis sobre quando ir, mapas e outras dicas de planejamento.


Esse aqui embaixo é o roteiro pessoal que fiz e minhas anotações que levei na viagem.


Espero que tenha uma ótima viagem, Highlands é um dos destinos mais lindos da Europa e vai te surpreender.

Mais lugares imperdíveis para você conhecer na Europa


Um dos vilarejos mais lindos nos alpes austríacos Hallstatt


Um conto de fadas no interior da Inglaterra Cotswolds


A cidade mais bonita da Rota Romântica na Alemanha Rothenburg


Uma das cidadezinhas medievais mais lindas da Europa Bruges


O maravilhoso e imperdível castelo que inspirou Walt Disney Neuschwastein na Alemanha


Meus presets de fotos, clique aqui.



2 comentários

2 Comments


Jerusa Jordão
Jerusa Jordão
Mar 03, 2023

Que roteiro lindo! Obrigada pelas dicas, Ju! Já estou ansiosa pra conhecer a região de Glencoe. Todos falam muito bem! Estou com um roteiro montado bem parecido. Até nisso temos gostos parecidos hehe

Beijinhos

Like
Juliane Savazzi
Juliane Savazzi
May 04, 2023
Replying to

Je querida 💛 Acredita que só vi seu comentário agora? Coincidência já que vc está aí exatamente nesse momento hehe Magina, fico feliz que gostou das dicas e siiiim até nisso temos gostos parecidos. Aproveite muito a viagem 😘

Like
bottom of page