top of page

ROTHENBURG, A CIDADE MAIS BONITA DA ROTA ROMÂNTICA

Atualizado: 3 de set. de 2021

Rothenburg ob der Tauber é considerada a cidade mais bonita da Rota Romântica na Alemanha, localizada no sul do país na região da Bavaria também conhecida como Bayern, está uma das cidades medievais mais bem preservadas da Alemanha.

Rothenburg Rota Romantica Alemanha

Se você é apaixonado por cidadezinhas medievais precisa conhecer Rothenburg. Ela é uma cidade toda murada, o que a torna ainda mais charmosa e é cercada por muita natureza. Quando visitamos Rothenburg estava preparada para o charme da cidade com suas casinhas no estilo enxaimel, que são essas construções que usam hastes de madeira nas paredes, mas não tinha ideia do quão linda e cheia de detalhes essa cidadezinha é, com seus sinais ornamentados pendurados nos estabelecimentos, flores nas sacadas, cores por todos os lados e ainda com tanta natureza a cercando.

Rota Romantica Alemanha

Juntei nesse post todas as dicas de Rothenburg, fatores históricos e os lugares mais bonitos na cidade pra você visitar.


Rothenburg é uma das cidades medievais mais lindas da Europa, uma das mais lindas que já visitei e com certeza uma das minhas cidades preferidas de todos lugares que já vi até hoje.

Se você também é um admirador de cidades medievais com ruazinhas pitorescas cheias de histórias pra contar você vai amar Rothenburg.


Rothenburg é uma daquelas cidades muradas que você pode facilmente imaginar a Europa de séculos atrás, simplesmente apaixonante.


O que fazer e conhecer na cidade

Rothenburg Alemanha

Rothenburg é daquelas cidades em que caminhar pelas suas ruazinhas pitorescas se torna o maior prazer da viagem, mas vamos lá que temos alguns pontos para destacar na cidade.


PLÖNLEIN

Rothenburg Rota Romantica Alemanha
Plönlein

Se você já pesquisou pela cidade você com certeza já se deparou com a foto de Plönlein, ela é o cartão postal de Rothenburg, essa esquina com essas casinhas fofas, aliás o lugar mais disputado para fotos na cidade.

Rothenburg e Plönlein são estrelas internacionais, dizem que Walt Disney se baseou nesse cantinho da cidade para desenhar a vila em que viviam Pinocchio e Geppetto.


MARKTPLATZ

Rota Romantica Alemanha

A principal praça da cidade pra variar é rodeada de casinhas charmosas, a principal atração da praça é o seu relógio, existe uma lenda que conta que a cidade foi tomada pelo general Tilly, que mandaria incendiar a cidade e o general então lançou um desafio, a cidade seria poupada se alguém conseguisse tomar uma caneca de 3 litros de vinho de uma só vez e então o prefeito de Rothenburg aceitou o desafio e tomou todo o vinho salvando a cidade.

Hoje em dia os turistas sentam na praça para ver o relógio que toca de hora em hora e aparece na janela um boneco que representa o prefeito bebendo os mais de 3 litros de vinho.


LOJA KÄTHE WOHLFAHRT

Rothenburg Rota Romantica Alemanha

Uma das atrações principais da cidade, a famosa loja de artigos natalinos. Se você é fã de Natal e nem precisa ser muito, vai ficar apaixonado, a loja conta com diversos artigos de natal desde enfeites, toalhas de mesa e uma decoração pra deixar qualquer um bobo. Eles capricham na decoração e nas músicas natalinas onde a mágica do Natal faz presença o ano todo, não resisti e trouxe um enfeite pra pendurar na minha árvore e uma toalhinha de mesa que eu amo.


DEUTSCHES WEIHNACHTSMUSEUM – MUSEU DO NATAL ALEMÃO

A Alemanha foi o primeiro lugar a decorar árvores de Natal, a partir dos anos 1.500 eles começaram enfeitar as árvores com maça, castanhas e doces, a partir de 1800 quando as velas ficaram mais acessíveis eles começaram a trazer luz á decoração decorando as árvores com velas, somente a partir de 1.900 que as árvores começaram a serem decoradas com ornamentos e bolas de vidros. O Museu do Natal Alemão fica na parte de cima da loja de Natal.


LOJINHAS DE SOUVENIR

A cidade é super famosa por seus relógios cuco e enfeites de madeira, você vai ver muita loja cheia de produtos lindos.

CAMINHAR NA MURALHA

Rothenburg Rota Romantica Alemanha
Casinha vista da muralha

Caminhando pelas muralhas você verá várias placas nas paredes com nomes gravados, que nada mais são do que uma forma de agradecimento àqueles que financiaram a reconstrução da cidade após a Segunda Guerra Mundial, numa viagem a Alemanha principalmente no sul do país você facilmente se deparará com homenagens e muitas histórias sobre a guerra.

Na muralha você pode subir na torre Rödertor que tem uma vista linda da cidade, outro cartão postal onde vemos algumas fotos na internet dos telhadinhos vermelhos de Rothenburg.


Uma outra área que fiquei encantada foi um lugar que fica bem no fim da cidadezinha, quando você passa por seus últimos portões e encontra uma linda área verde, é super relaxante e tranquilo, como a maioria das pessoas estão explorando a cidade, esse cantinho fica quase um oásis de paz.

Rothenburg Rota Romântica Alemanha

ROTHENBURG ALÉM DOS MUROS

Rothenburg Rota Romântica Alemanha

Se você ama natureza vale a pena fazer uma caminhada até o Tauber Valley e passar pelo pequeno castelo Toppler, depois continue caminhando ao lado do rio Tauber até a vila de Detwang. Uma outra coisa bem legal pra fazer pra ver mais ainda do charme rural que cerca Rothenburg é alugar uma bike para metade do dia e pedalar em torno do rio Valley.


IGREJA SAINT JAMES

A Igreja Saint James (St. Jakobskirche) é um dos pontos que você precisa incluir em sua visita, ela foi construída no século XIV, escondido no fundo da igreja está o que muitos consideram uma das mais bonitas esculturas de madeira, o altar do Sangue Sagrado esculpido por Tilman Riemenscheider, considerado o Michelangelo das esculturas de madeira da Alemanha. Acima da escultura você verá uma cruz com uma peça redonda de cristal no centro onde se acredita conter uma gota do sangue de Jesus.



O que comer

Rothenburg Rota Romântica Alemanha
Schneebälle

Na cidade, não deixe de saborear uma das Schneebälle, você facilmente a notará, ela é uma bola de massa frita coberta com chocolate, nozes ou açúcar, dizem que ela é vendida somente na cidade, e com certeza você verá elas nas vitrines das confeitarias da cidade.

Eu particularmente achei a propaganda um pouco superestimada ou talvez não provei uma das melhores, mas de qualquer forma vale a pena provar uma comidinha local sempre.

Uma outra coisa que só descobri na Alemanha, é a excelência do país em padarias, eu não tinha ideia de como eles tem tantas receitas maravilhosas, eu comi em várias padarias durante a viagem pela Alemanha e em Rothenburg encontrei uma das minhas preferidas.

Outra coisa bem famosa são os famosos lanchinhos de salsicha que você encontra por todo lado e são perfeitos pra aquela paradinha rápida antes de bater mais perna pelas ruinhas da cidade.

Rothenburg Rota Romântica Alemanha
Chocolates de Mozart

Outra guloseima nessa região são os famosos chocolates de Mozart ou bolas de Mozart, como preferir, eles são vendidos em toda região e são bem famosos na Áustria também, eu amei eles.

E bebidas? Rothenburg fica em uma região vinícola alemã cuja especialidade são as variedades de vinhos brancos, apesar de conhecermos o país pelas cervejas a Alemanha produz excelentes vinhos, especialmente brancos, nas lojinhas da cidade você pode encontrar várias opções.


Quantos dias ficar

Se você quiser só ver a cidade e seus pontos principais e está sem tempo, um bate-volta é tempo suficiente pra conhecê-la, eu indicaria dormir uma noite na cidade, Rothenburg como várias cidadezinhas pequenas são muito visitadas por excursões e viagens de bate-volta e pra conhecê-la mais vazia e calma o período da noite é o ideal momento pra isso, com certeza você conhecerá uma cidade diferente. Uma terceira sugestão que é o que eu gostaria de fazer indo pra lá novamente é ficar 2 dias, Rothenburg foi minha cidade preferida da Rota Romântica e me arrependi de não ter ficado mais, em 1 dia dá pra passear e explorar suas ruazinhas, já um segundo dia seria o ideal pra ter uma experiência mais gostosa visitando o lado de fora da muralha e alugando uma bike para explorar a natureza e vilas ali ao redor.


Melhor época

Rothenburg Rota Romântica Alemanha

Na minha opinião Rothenburg e várias outras cidades na Europa ficam muito lotadas no verão europeu principalmente em Julho e Agosto, a melhor época pra vista-lá menos cheia seria em maio e junho na primavera quando o clima está agradável e a cidade fica toda florida, em setembro o clima ainda está bem agradável e também já não está mais tão lotado como no verão.


DICA: Rothenburg é uma das cidades mais famosas para se visitar na época do Natal, ela tem anualmente feiras natalinas com barraquinhas e fica super decorada atraindo turistas do mundo inteiro, um verdadeiro sonho pra se viver nessa época.

A feirinha natalina geralmente começa nos últimos dias de novembro pelo dia 27/28/29, depende do ano e vai até a semana do Natal geralmente até o dia 23 de dezembro, pra consultar as datas desse ano dê uma olhadinha nesse site aqui.

Como chegar

Uma das formas mais comuns de chegar em Rothenburg é vindo de Munique, a cidade fica a 250km, outra cidade famosa mais próxima é Stuttgart a 150km, como estávamos fazendo uma viagem pela Bavária incluímos ela na nossa viagem após visitar Nuremberg.


Vou deixar mais fotos aqui embaixo pra você ver mais uma pouquinho dessa cidadezinha dos sonhos de qualquer fã de cidades medievais.

cidade mais bonita da rota romantica

cidade mais bonita da rota romantica

Rothenburg Rota Romântica Alemanha

Rothenburg Rota Romântica Alemanha

Rothenburg Rota Romântica Alemanha

cidade mais bonita da rota romantica na alemanha

Rothenburg Rota Romântica Alemanha

Rothenburg Rota Romântica Alemanha


Mais posts sobre a Europa pra inspirar sua viagem


Um dos vilarejos mais lindos na Itália Taormina


Um dos vilarejos mais lindos e visitados na Áustria Hallstatt


Um conto de fadas no interior da Inglaterra Cotswolds


Comentarios


bottom of page