top of page

ROTEIRO DE 2 DIAS EM BRUGES

Atualizado: 3 de set. de 2021

Sabe aquelas cidadezinhas europeias que vemos em filmes românticos, Bruges é assim, um cenário romântico com cheiro de chocolate e waffle, quando você pisa nela é transportado pra esse mundo que existe dentro dos livros e filmes, Bruges é uma das cidadezinhas medievais mais lindas da Europa e uma visita a ela é bem simples de se fazer, a cidade fica localizada na Bélgica próxima a capital Bruxelas.

Ponte de São Bonifácio em Bruges
Ponte de São Bonifácio

Eu me apaixonei por Bruges muito antes de vê-la pessoalmente, acho que como muitas paixões pelos lugares começam vi algumas fotos e vídeos na internet e já estava derretida pela cidade, sem saber se seria possível ou não conhecê-la coloquei ela na minha lista e sonhei com ela por bastante tempo.

Bruges é bem pequena, daria pra conhecer em 1 dia inteiro, mas na minha opinião ela é uma cidade pra ser sentida com mais calma e desacelerar, então se tiver 2 dias será ótimo.

Durante os 2 dias conheci todos pontos turísticos a pé e sem muito esforço.

Vamos lá, um roteiro pra Bruges são mais dicas do que conhecer, apesar de eu achar inevitável você acabar conhecendo tudo na cidade sem maiores preocupações, a cidade é tão pequenininha que você pode se desligar um pouco e ir andando pra qualquer lugar que vai acabar voltando pro mesmo lugar, sabe?


1º Dia


Burg Square - Praça

Você pode começar o dia na praça Burg, é nela que está a prefeitura e a igreja do Sangue Sagrado.


Igreja do Sangue Sagrado

Bem no cantinho direito da praça está a igreja do Sangue Sagrado, nela fica a relíquia com o sangue sagrado de Jesus, se quiser ver a relíquia, os horários são das 11:30 as 12:00 e das 14:00 as 16:00


Praça Markt (Grote Markt)

Caminhando mais uns 5 minutinhos você estará na principal praça da cidade, a Grote Markt é o cartão postal da Bruges, se quiser visitar alguma atração, na praça está a galeria de Salvador Dalí e o prédio do Historium, um museu que conta um pouco da história medieval de Bruges de forma interativa com realidade virtual.

Nela também ficam várias carruagens pra sair com passeios de turistas, mas achei o valor um tanto alto, 50 euros, pra mim não achei que valesse a pena.


Torre Belfry

Ainda na praça Grote Markt está a Torre Belfry, me arrependi de não ter subido na torre, se você gosta de vistas altas de cidades, vale muito a pena, acho que sempre que subimos em torres conhecemos uma cidade nova apresentada de uma outra perspectiva. O valor é 8 euros e você pode subir das 9:00 às 17:00.


Almoço

Pra comer resolvemos sair da praça, sempre tenho receio das áreas mais turísticas, da mesma forma que pode ter opções muito legais também pode ter muita cilada do tipo “pega turista ” com comidas caras e ruins.

Caminhe nas ruas por trás da praça, tem muitos restaurantes legais, escolhemos um aleatoriamente e deu certo, comemos croquete de aperitivo e pedimos uma prato tradicional belga, bochecha de porco e outro normal de peixe.


OYYA

Ouvimos muitas indicações do OYYA e escolhemos ele para experimentar o famoso waffle belga, mais do que aprovado, pegamos o waffle simples e um mais incrementado, acabamos voltando no outro dia pra pegar mais um 😊


Godiva e The Chocolate Line

Praça onde fica a The Chocolate Line, Dumon e Pizza Hut

Depois você pode ir conhecendo algumas lojas tradicionais de chocolate, vá andando pelo centro, passe na Godiva, depois vá pra The Chocolate Line, inclusive a The Chocolate Line fica numa pracinha charmosa, do lado da loja de chocolate tem uma lojinha super bonita, a Dille e Kamille, lá tem outra loja clássica de chocolate, a Dumon e também tem um restaurante da Pizza Hut.


Ruas de Bruges

Na minha opinião o charme de Bruges e seu maior atrativo não estão em nenhuma grande atração turística e sim a própria Bruges, aproveite pra se perder nas ruas, todas são fantásticas, ficamos na parte da tarde descobrindo novas ruas e entrando em lojas de chocolate, foi uma das coisas mais gostosas que já fiz em viagens 😊

Uma coisa curiosa que achamos sobre a cidade, ela parece uma cidade durante o dia e outra na parte da noite, a cidade pode estar lotada durante o dia e após as 7h da noite ela se esvazia, é inacreditável a diferença, por isso se quiser tirar mais fotos sem ficar esperando por uma vaga livre, a parte da noite é ótima pra isso principalmente no verão que o sol se põe bem tarde dependendo do mês entre 20:00 e 22:00, notamos que a cidade atrai muitos idosos e também é uma daquelas cidades de excursão bate e volta, um dos motivos da movimentação durante o dia e a calmaria após o fim da tarde quando a maioria das pessoas já foram embora dando a cidade um cair da tarde tranquilo e silencioso.


2º Dia


Church of our Lady - Igreja de Nossa Senhora

Você pode começar o dia conhecendo a Church of Our Lady (Igreja de Nossa Senhora), nela está a escultura de Michelangelo, chamada Madonna and Child (Virgem Maria com a Criança), uma das poucas obras de Michelangelo que  pode ser encontrada fora da Itália, a imagem não aparece na foto acima, ela é feita de mármore e o valor para visitá-la é de 2 euros, quando fomos a parte em que ela fica já estava fechada.


Passeio de Barco

Depois faça um passeio de barco, Bruges é conhecida com a Veneza do Norte e merece o título, a cidade está cheia de canais e não tem como não querer fazer um passeio de barco, você verá em vários lugares da cidade algumas filas aos lados dos canais pra fazer o passeio, inclusive perto da igreja Church of Our Lady (Igreja de Nossa Senhora) tem o local pra embarque, sem nenhuma dúvida vale muito a pena, pagamos 8 euros pra um passeio de 30 minutos, a beleza da cidade vista do barco é ainda mais impressionante, de tirar o fôlego, essa é uma das coisas que você não deve deixar de fazer em Bruges.

Chez Vincent

Após o passeio de barco, que tal uma pausa? O Chez Vincent é conhecido por fazer a melhor batata de Bruges, é o que dizem, se é a melhor não sei porque só experimentei ela, mas ameeei, crocantinha por fora e macia por dentro.


Minnewater Park e o Lake of Love

Depois caminhe para o Minnewater, a região onde fica o Lake of Love (Lago do Amor) é uma área ótima pra passar a tarde, caminhar, sentar perto do lago, fazer um pic nic e aproveitar a vista.


Ponte do Amor

Sobre o Lago do Amor, fica a Ponte do Amor, a lenda local diz que os casais que passam pela ponte viverão um amor eterno, olha a galera invadindo a ponte pra firmar a lenda.


Ponte de São Bonifácio

A Ponte de São Bonifácio é uma graça, toda a região que cerca a ponte é muito romântica, esqueci de tirar foto da ponte em si e tirei de cima dela 😯

Caminhando achamos essa rua e resolvemos entrar nessa portinha preta pra beliscar algo e tomar uma cerveja local, como em Bruges eles dominam o mundo das cervejas, acabamos por coincidência achando um lugar que tinha cervejas da casa maravilhosas.

Cervejas artesanais, uma delas é de banana

O que comer?

É sempre legal conhecer algumas comidas típicas, como Bruges é conhecida pelo chocolate, waffle, cerveja e batata frita, anotei alguns aqui, experimentados a aprovados.


CHOCOLATE: Godiva, The Chocolate Line, Dumon, Leonidas e Neuhaus

CERVEJAS: Duvel, Delirium, La Chouffe e Chimay

BATATA FRITA: Batata frita no Chez Vincent Real Belgian Fries

WAFFLE: No OYYA


RESUMO DO ROTEIRO

• Burg Square - Praça

• Igreja do Sangue Sagrado (Basilica of the Holy Blood)

• Praça Markt (Grote Markt)

• Torre Belfry

• OYYA Waffle

• Lojas de Chocolate: Godiva e The Chocolate Line

• Church of Our Lady (Igreja de Nossa Senhora)

• Ponte de São Bonifácio

• Chez VicenteReal Belgian Fries

• Minnewater Park

• Lake of Love (Lago do Amor) e Ponte do Amor



Lugares que não fui mas possam te interessar:

• Choco-Story - Museu do Chocolate

• Bruges Beer Experience - Museu da Cerveja

• Begijnhof, funciona como um monastério

• Visita à cervejaria De Halve Maan


Esse roteiro foi feito em 2 dias, mas daria pra fazer em 1 dia, depende do ritmo da viagem que você fará, dá sim pra conhecer tudo isso em 1 dia, mas de uma forma sem muitas paradas longas.


Resumo de Bruges

Quantos dias? 1 ou 2

Época da nossa viagem: Junho - Fim da primavera

Média de preço das refeições: €15 euros

Média de preço de diária de hospedagem: €110 euros um quarto de hotel 4 estrelas para 2 pessoas


Mapa dia 1


Mapa dia 2

Bruges se tornou uma das minhas cidades preferidas, foi a cidade recorde de fotos, acho que nunca tirei tanta foto em tão pouco tempo, vou colocar algumas aqui embaixo e espero que você se anime e corra pra organizar sua viagem pra lá 😊


Por Juliane Savazzi



Se você ama cidadezinhas pequenas longe do tumulto das grandes cidades, também vai amar essas aqui na Europa



Interior da Inglaterra Cotswolds



2 comentários

2 commenti


Vivian Castilho
Vivian Castilho
01 nov 2022

Juliane, estou em Bruges. Antes de vir, li seu post e me interessei muito em conhecer esse pequeno paraíso.

Vou te dizer, agora, estando aqui sentada num dos restaurantes da cidade, li seu post pro meu marido. Ele disse de imediato: "nossa, ela descreveu exatamente tudo que eu senti nesse primeiro dia em Bruges. Ela foi muito feliz e precisa nos comentários e dicas. Impressionante!!!". E completou dizendo: "responda pra ela pra agradecer. E também para que outros vejam que os comentários dela refletem totalmente a realidade de Bruges."

Então, nosso muito obrigada por compartilhar sua experiência e ter motivado nossa visita aqui. Que outros possam se aventurar pelas ruas e se encantar com essa cidade linda!

Mi piace
Juliane Savazzi
Juliane Savazzi
04 mag 2023
Risposta a

Oi Vivian, tudo bem? :)

Fazia tempo que não atualizava aqui e só vi sua mensagem agora, gostaria de ter visto antes, espero que você consiga ver a reposta. Senti algo tão bom ao ler sua mensagem, que na verdade sou eu quem gostaria de agradecer pelo seu tempo em vir aqui deixar uma mensagem tão gostosa de ler 💛

Você me fez sentir novamente aí com as suas palavras, fico tão feliz em saber que esse post te motivou a conhecer Bruges, ela é um sonho né? E você me motivou a escrever mais :)

Muito obrigada pela mensagem, de coração, fez meu dia mais feliz. Espero que sua viagem tenha sido linda e como você disse, que outros…


Mi piace
bottom of page