top of page

SAVOCA, A CIDADE DO PODEROSO CHEFÃO NA ITÁLIA

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Cenário do filme O Poderoso Chefão, um vilarejo medieval e silencioso no sul da Itália na Sicília

Cenário do filme O Poderoso Chefão na Itália
Igreja do Filme O Poderoso Chefão

Quem assistiu o filme Poderoso Chefão conheceu através do filme a cidadezinha de Savoca, um vilarejo medieval e silencioso no sul da Itália na Sicília, onde foram gravadas cenas do filme, inclusive existe uma escultura como homenagem pro diretor do filme Francis Ford Coppola.

Cenário do filme O Poderoso Chefão na Itália
Homenagem ao diretor do filme O Poderoso Chefão

Savoca fica pertinho da famosa e turística cidade siciliana Taormina, esse é um dos motivos pra você incluí-la em sua visita na Sicília. Mas diferente de Taormina, Savoca oferece uma chance de respirar fundo e ver como é uma autêntica vila montanhosa na Sicília.

Vilarejo pequeno com menos de 2000 habitantes, Savoca é uma das mais belas aldeias da Itália (I borghi più belli d'Italia), uma associação que inclui pequenas cidades italianas de interesse histórico e rica em herança cultural.

Savoca na Itália

Savoca fica no alto de um penhasco, a estrada até ela é cheia de curvas e bem estreita, sendo um atrativo a parte, fazendo aumentar a ansiedade pra chegar logo e ver pra onde levam essas estradinhas.

Cenário do filme O Poderoso Chefão na Itália

Pois bem, como era de se esperar a vista quando se chega na cidade é impactante, daquelas de apenas respirar fundo e comtemplar.

Onde foi gravado o filme O Poderoso Chefão na Itália
Vista da cidade

Logo na entrada da cidade você vai ver o ponto mais fotografado dela, o Bar Vitelli, onde o poderoso chefão Michael pede a mão em casamento ao pai da sua primeira esposa Appolonia.

Cenário do filme O Poderoso Chefão na Itália
Bar Vitelli, onde foi gravada a cena do filme

Ali pertinho também fica a Igreja de San Nicolo, onde Michael e Apollonia se casaram.

Cenário do filme O Poderoso Chefão
Igreja onde foi gravada a cena do casamento no filme

Independente da fama que ela ganhou com filme ela é muito mais que isso, considerada uma das cidadezinhas mais bonitas da Itália ela parece que parou no tempo, caminhar por Savoca irá te confirmar isso.

Cenário do filme O Poderoso Chefão

Quando revejo as fotos da minha visita á Savoca sinto um quase abraço como senti na hora em que estava lá, existe algo tão próximo e acolhedor na Itália que acredito que seja assim pra maioria de nós brasileiros descendentes dos imigrantes italianos, é como se algo nos recebesse de braços abertos.

Savoca na Sícilia

Visitar esses vilarejos é como viajar no tempo, são memórias que aquecem o coração.

Savoca

Quanto tempo pra conhecer Savoca?

Ela é bem pequena e em 1 hora você viu tudo, mas eu reservei meio período pra apreciar a cidade com calma, andar pelas ruas, tomar sorvete, tirar fotos e me encantar com os charmes que ela oferece.

Savoca cidade do poderoso chefão

Savoca fica a 170 kilometros de Palermo e aproximadamente 30 kilometros de Messina.

Vou deixar umas fotos aqui desse pedacinho lindo da Itália.

cidade do poderoso chefão

Savoca

Savoca

Outros posts de lugares imperdíveis pra conhecer na Sicília



bottom of page