top of page

MÜRREN - UM CHARMOSO VILAREJO NOS ALPES SUÍÇOS

Atualizado: 7 de dez. de 2021

Mürren é uma pequena vila montanhesa, com menos de 500 habitantes, situada acima do famoso vale de Lauterbrunnen no cantão Bernese Oberland, as famosas terras altas da Suíça.

Mürren um charmoso vilarejo nos alpes suíços
Mürren é um dos vilarejos mais lindos nos alpes Suíços

Mürren é uma dessas pequenas vilas alpinas pitorescas um pouco mais isolada e silenciosa, livre de carros. Ela é um dos destinos ideais para esportes de inverno, um dos mais visitados para esquiar, mas também é linda no verão e ideal para fazer trilhas seja caminhando ou de bicicleta. Cercada de montanhas e com muito verde com um panorama espetacular com vista para as famosas montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau é um destino perfeito em ambas estações.

Mürren lindo vilarejo alpino na Suíça

Nesse post você vai ver todas as dicas sobre o que fazer em Mürren e se encantar com essa vila de contos de fadas, ela é a escolha ideal pra quem busca uma atmosfera tranquila com belas paisagens.

Mürren lindo vilarejo alpino na Suíça

Assim que chegamos em Mürren fiquei admirada pelo silêncio e tranquilidade do vilarejo, ela me cativou rapidinho com seu charme de cidade pacata e o ar fresco das montanhas.

Na minha opinião ela é um ótimo refúgio nos alpes, se você gosta de calmaria também vai amar Mürren.

Mürren lindo vilarejo alpino na Suíça

Como chegar em Mürren

Mürren faz parte do cantão Bernese Oberland, no distrito de Interlaken, o vilarejo é acessível através do vale de Lauterbrunnen, é lá que você vai estacionar se estiver viajando de carro ou descer de trem se estiver vindo de transporte público.


Existem 2 formas principais para chegar em Mürren a partir de Lauterbrunnen, como ela é uma vila livre de carros para chegar nela você precisa pegar um dos teléricos em Lauterbrunnen ou Stechelberg que fica ali no distrituto de Lauterbrunnen mesmo.


Opção 1.Teleférico + Trem via Grütschalp

Vista do trem indo para Mürren na Suíça
Vista do trem indo para Mürren, a dica aqui é sentar do lado esquerdo para ter as melhores vistas

Esse teleférico fica em frente a estação de trem na entrada de Lauterbrunnen perto da rua principal, da estação de trem é só atravessar a rua pra chegar na estação do teleférico que fica ao lado do supermercado Coop. Você pode comprar o ticket na estação de trem ou na estação do teleférico mesmo, que demora 5 minutos para chegar em Grütschalp, ao descer do teleférico o trem já está á espera e o trajeto com ele até Mürren leva 15 minutos.

Essa é sem dúvida minha opção favorita, as vistas panorâmicas que se tem do trem são de tirar o folêgo, uma verdadeira experiência de trem na Suíça.

Preço teleférico + trem Ida e Volta: CHF 20.20


Opção 2.Teleférico Schilthorn: A partir de Stechelberg

Vista do teleférico indo para Mürren
Vista do teleférico indo para Mürren

Do lado oposto da entrada principal de Lauterbrunnen, já no fim do vale fica Stechelberg, é ali que está a estação do teleférico que sobe a famosa montanha Schilthorn, uma das paradas intermediárias é em Mürren, portanto é também uma opção para chegar até a vila. O trecho demora uns 10 minutos. Aconselho essa opção pra quem estiver indo visitar Schilthorn.

Preço saindo de Lauterbrunnen até Mürren Ida e Volta: CHF 22.40


O que fazer em Mürren no verão

Mürren na Suíça

No verão Mürren é um prato cheio para trilhas e ciclismo, você pode aproveitar para passear no centrinho, em 15 minutos você caminha de um lado ao outro do pequeno vilarejo e depois pode fazer uma trilha, as mais indicadas são a de Mürren para Grütshalp e a de Mürren para Allmendhubel.

Mürren na Suíça
Essa foto é do dia que fomos passear em Mürren depois de subrir o topo montanha Schilthorn

Nós visitamos Mürren em 2 dias diferentes, um dia que fomos subir ao topo da montanha Schilthorn e a visitamos também para fazer uma trilha de mountain bike, escrevi um post completo sobre esse passeio delicioso e inesquecível.

Essa foto é do dia que fomos fazer a trilha de mountain bike

O que fazer em Mürren no Inverno


Ski, Snowboard, Trilhas na Neve e Trenó

O vilarejo é muito conhecido pelos esportes de inverno, você pode esquiar, praticar snowboard ou até mesmo descer de trenó.

Para o trenó você pode descer de Mürren para Gimmelwald ou pegar um funicular até Allmendhubel, demora 5 minutinhos pra chegar, lá também há trilhas para fazer na neve. Allmendhubel tem um playground enorme, particularmente excelente para passeios em família com crianças.

Se optar por esquiar em Mürren clique aqui pra ver os detalhes.

A pista para iniciantes de esqui fica em Allmendhubel, já para nível intermediário ou avançado em Birg, ambas são alcançáveis através de Mürren.


Sabe aquelas casinhas cobertas de neve que vimos na internet Mürren é um desses exemplos, como a densidade de neve dela é bem alta ela é o destino ideal para aproveitar o inverno, se você não estiver interessado nos esportes, ela é um resort ideal para aproveitar um inverno mágico e apreciar a neve com uma boa caneca de chocolate quente na varanda e também com passeios na vila e nas lojinhas, um daqueles refúgios perfeitos para apreciar essa atmosfera de inverno.


Quando ir

Os meses mais visitados são no Inverno, desde novembro até o ínicio de abril, sendo a época do Natal a mais lotada e também o verão nos meses de julho e agosto. Já primavera e outono são os meses que você pode encontrar o vilarejo mais vazio, se você está procurando por essa alternativa, maio, junho e setembro são ótimos meses para experimentar uma viagem mais tranquila.

Mês da nossa viagem: Setembro


Espero que tenha uma viagem incrível e que aproveite esse lugar mágico.


Lugares para visitar perto de Mürren

Lauterbrunnen: O vale encantado do Senhor dos Anéis

Gimmelwald: Uma autêntica vila alpina

Männlichen & Kleine Scheidegg: Trilhas e Paisagens de tirar o folêgo


bottom of page