top of page

BIKE NOS ALPES SUÍÇOS - UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

Atualizado: 3 de jul. de 2023


Passeio de bicicleta nos alpes suiços na cidade de Mürren
Trecho da trilha descendo de Mürren para Lauterbrunnen

Se você ama pedalar junto da natureza, esse post é pra você. Vamos dar todas as dicas para um passeio de bike inesquecível nos alpes suíços. Já vou adiantando que o passeio é bem simples e não demanda muito preparo físico, então vem conferir todos os detalhes desse passeio imperdível.


Por onde fazer o passeio

Fomos até a charmosa e famosa cidade de Lauterbrunnen para fazer o passeio, Lauterbrunnen fica à aproximadamente 2 horas de carro de Zurique e 2:30 de trem.


Direções: Chegando em Lauterbrunnen

Gondôla Grütschalp e Trem para Mürren

Se estiver vindo de carro assim que chegar em Lauterbrunnen você pode estacionar o carro em um dos estacionamentos do vilarejo e em seguida se direcionar a estação de trem e comprar um ticket para vila de Mürren via Grütschalp, mas atenção pois o trajeto funciona em 2 etapas, primeiro gondôla e depois trem, compre o ticket na estação de trem mas atravesse do outro lado da rua onde fica a estação da gondôla.

A estação fica logo na entrada do vilarejo, na rua principal próxima aos restaurantes.

Vista de dentro da gondôla

A gondôla demora menos de 10 minutos pra chegar em Grütschalp, onde você imediatamente vai se transferir para um trenzinho pra Mürren, o ticket é um ticket único e assim que você desce da gôndola já pode entrar no trenzinho, pode parecer complicado mas é bem simples e intuitivo.

Linda cidade de Mürren na Suíça
Vista do trem

A rota do trem é cênica com vistas surpreendentes para os alpes onde você pode ver o panorama das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau, uma dica é sentar-se do lado esquerdo do trem para ter as melhores vistas.

Linda cidade Mürren acima de Lauterbrunnen na Suíça
Vista panorâmica das montanhas

O trajeto do trem demora aproximadamente 20 minutos, o valor do ticket foi de CHF11.20.

Esse é o trenzinho chegando em Mürren

Mürren

Linda cidade alpina Mürren na Suíça
Vila de Mürren

Sobre Mürren: Mürren é um pequeno vilarejo livre de carro e fica acima de Lauterbrunnen, aqui tem um post completo com dicas de Mürren.


Alugando a mountain bike

Em Mürren há algumas lojas para alugar bicicletas, alugamos a nossa na Stäger-Sport, pagamos CHF40 francos o aluguel de cada bike para o dia todo, o valor cobrado para meio período é de CHF30 francos e no valor do aluguel está incluso o capacete.

Para devolver a bike a loja nos deu um ticket para entregar juntamente com a bicicleta lá embaixo em Lauterbrunnen, exatamente onde pegamos a gôndola pra subir.


Dicas

Peça dicas ao funcionário da loja que aluga as bicicletas, ele vai te falar sobre a rota e sugir o que for melhor pra você, como nós não tínhamos nenhuma experiência em mountain bike ele nos sugeriu uma trilha mais tranquila, caso você tenha experiência há outra trilha.

Importante ter cautela com os freios usando sempre os 2 juntos e também não freiar bruscamente.


Descendo a montanha

Passeio de bicicleta nos alpes suíços
Começo da trilha, saindo de Mürren

Assim que você começa a trilha haverá uma pequena elevação, a única do percurso e o restante é só descida. Confesso que fiquei apreensiva no ínicio por que não sabia o que nos esperava montanha abaixo, fui descendo bem devagarinho até pegar confiança.

Trecho do passeio

Você vai descer da vila de Mürren até Lauterbrunnen, o percuso é de aproximadamente 10km de descida, com paisagens inacreditáveis cercadas dos alpes e de pinheiros.

Assim que terminamos a trilha e chegamos no vilarejo de Lauterbrunnen e decidimos pedalar por lá também e explorar esse cenário de contos de fadas.

Acabando a trilha, chegando em Lauterbrunnen

Devolvendo a bike

Pra devolver a bike você só precisa se direcionar ao mesmo lugar onde subiu de gondôla, aquele lá no comecinho do passeio. Você deixa a bike ali e eles transportam ela pela gondôla para a loja e você não precisa se preocupar com isso.


Custo total do passeio: CHF 51.20 francos

Aluguel da bike: CHF40 francos

Ticket Gondôla-Trem: CHF11.20 francos


Resumo

Chega em Lauterbrunnen ➡ Pega gôndola para Grütschalp ➡ Transfere da gôndola para o trem pra Mürren ➡ Aluga a bike em Mürren ➡ Faz a trilha descendo de Mürren de volta para Lauterbrunnen onde também é feita a devolução da bicicleta


Aproveitamos pra finalizar o dia parando em um dos restaurantes em Lauterbrunnen pra comer algo e apreciar a vista.

Lauterbrunnen na Suíça

Um dia e tanto, esse é um daqueles passeios que queremos indicar cada vez mais aqui no blog, onde você vive experiências além do turismo tradicional. Foi uma experiência incrível, umas das que mais amamos fazer na Suíça até agora.

Espero que tenha ajudado no seu planejamento da viagem e qualquer dúvida sobre o passeio é só comentar aqui. Boa viagem!


Aproveite pra ver as dicas de Mürren nesse post: Mürren - Um charmoso vilarejo nos alpes Suíços






bottom of page