top of page
Foto do escritorJuliane Savazzi

COMO É O CLIMA NA IRLANDA

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Como é cada estação em Dublin e qual é a média de temperatura

As estações na Irlanda são um pouquinho diferentes dos outros países da Europa. A primavera na Irlanda começa oficialmente em fevereiro, 1 mês antes da maioria dos outros países.


Primavera: Fevereiro, Março e Abril

Primavera na Irlanda

Primavera na Irlanda

Embora estamos falando de primavera, o clima não é tão fresco assim, a média nesses meses são de 8ºC a 12ºC, em 2018 tivemos neve em março com sensação térmica de -11ºC, essa primavera ás vezes dá uma enganadinha na gente. No final de abril é que começamos ver o país ficar florido e cheio de cores, e é só nesse momento que consigo enxergar os sinais da primavera.

Verão: Maio, Junho e Julho

Verão na Irlanda

O verão começa em maio, mas é em junho que sentimos que o verão está começando e em julho temos as temperaturas mais quentes do ano.

A média no verão é de 16ºC a 20ºC, mas em julho podemos ter alguns dias com temperaturas de 26ºC e 27ºC, 27ºC foi a máxima temperatura que já presenciei até agora.

A energia do verão contagia diretamente as pessoas aqui (eu também), é incrível como o humor das pessoas muda nesse período, todo mundo fica mais simpático e receptivo. Além do clima, temos dias bem longos em que o sol nasce 5:00h e se põe às 22:00h e no 21 de junho, o dia mais longo do ano chegamos a ter 18 horas de luz.

Outono: Agosto, Setembro e Outubro

Outono na Irlanda

Outono na Irlanda

O outono começa em agosto mas ainda é um mês bem quente considerando os que estão por vir, a média do outono é entre 10ºC e 18ºC.

No fim de setembro os dias já começam a ficar mais curtos e o sol começa se pôr em torno das 8h da noite, o que eu considero ainda muito bom, temos alguma semana quente nesse mês mas depois já sabemos que a temperatura só tende a cair.

Em outubro já temos muitas folhas secas espalhadas pela cidade, é uma estacão maravilhosa cheia de tons de amarelo, laranja, marrom e com céu muito azul, mas não se engane esses dias azuis são muitas vezes bem gelados.

Mesmo não gostando do frio que se aproxima, essa é a estacão que acho mais marcante no quesito natureza e beleza.

Na minha opinião o clima no outono é bem parecido com a primavera, mas um pouco mais quente e estável, loucura esse clima né?

Inverno: Novembro, Dezembro e Janeiro

Inverno na Irlanda

E agora chega o temido inverno e é aqui que a estação real bate mais com a oficial, em novembro o clima já está totalmente diferente, bem mais frio, os cachecóis e luvas saem do armário nesse mês.

A temperatura média dessa estação é de máximas de 5ºC entre 8ºC, com mínimas de 3 e -6 °C, janeiro e fevereiro são considerados os meses mais frios do ano, ele mesmo fevereiro que está lá no calendário oficial como primeiro mês da primavera. Os dias no inverno tem pouca luz, o sol nasce depois das 8h da manhã e se põe as 4h da tarde, os dias são mais curtos, cinzas e frios, temos chuva e mais vento, é um pacote completo ⛄

Inverno na Irlanda

Nesses meses a sensação térmica sempre fica abaixo da real, quando está 5ºC a sensação é de 0ºC ou algum temido grau negativo. Por causa do vento forte o frio na Irlanda tem uma intensidade maior.

Os meses que tem sensação térmica negativa são dezembro, janeiro e fevereiro. Com todos esses dilemas do inverno, considero as cores do pôr sol as mais bonitas, você começa ver tons muito forte de rosa e laranja no céu, algo que não vejo em nenhuma outra estacão, esse é um lindo presente que o inverno nos trás.


Uma curiosidade sobre a temperatura:


Temperatura mais alta já registrada na Irlanda: 33.3ºC em Kilkenny (Kilkenny Castle) 26 de junho de 1887

Temperatura mais baixa já registrada na Irlanda: -19.1 Sligo (Markree) 16 de janeiro de 1881


Se quiser dar uma olhadinha na previsão atual, esse é o link do site oficial.

E aqui está um gráfico com a média anual dos últimos anos de acordo com a organização oficial de meteorologia do pais.

Gráfico retirado do site oficial de meteorologia do país - Met Éireann

Por Juliane Savazzi

Comentários


bottom of page