top of page

TERMAS NA TOSCANA - BAGNI SAN FILIPPO

Um passeio incrível fora da rota turística, uma verdadeira joia escondida na Toscana


Lindas águas termais em tom de azul claro na Toscana em meio a natureza
As termas de San Filippo são um daqueles lugares que os locais amam

Vou colocar nesse post todas as informações completas sobre as águas termais de Bagni San Filippo e como chegar lá.


Bom vamos lá, as termas de San Filippo são lindas, as formações de cálcio, a cachoeira e as pequenas piscinas de água quente cercadas pela floresta nos levam a uma experiência incrível.


Hot Springs of Bagni San Filippo são águas termais na Toscana na região de Val d'Orcia, nos arredores da pequena cidade de Bagni San Filippo. Provavelmente você já ouviu falar das águas termais de Saturnia na Toscana, muitas fotos dela circulam aqui na internet.

Embora as termas de San Filippo possam não se igualar a magnitude da de Saturnia, vale muito a pena visitá-la, principalmente se você está procurando por uma experiência mais autêntica e nesse post vou falar o porquê.


Águas termais na Toscana na Itália
A temperatura da água é muito agradável, sendo ainda mais quentinha próxima da sua queda

Bagni San Filippo fica em meio a natureza e é mais conhecida pelos locais, distante do turismo massivo que podemos encontrar em Saturnia.

Onde Bagni San Filippo fica? Ela fica a 2h de Florença, na região de Val d'Orcia, como falei acima, visitamos ela nos dias em que estávamos hospedados em Val d'Orcia, na cidade de San Quirico.


A entrada é gratuita, porém se lembre de levar moedas para estacionar, você estaciona na rua mesmo, logo antes de entrar.

Você pode visitá-la em qualquer horário do dia, não há portões, ela fica no meio da natureza. Da entrada até as primeiras piscinas de águas termais você andará bem pouquinho, aproximadamente 10 minutos e andando mais um pouquinho logo avistará o Fosso Bianco ou "Baleia Branca", vou falar mais dela aqui embaixo.

Águas termais na Toscana na Itália
As primeiras piscinas das águas termais que avistamos assim que chegamos

A área toda é bem extensa, se você seguir o caminho mais para dentro da mata, logo após passar por essas primeiras piscinas da foto acima, você logo chegará à cachoeira, onde está a formação maciça de cálcio, que ganhou o apelido de "Baleia Branca". Nesse ponto, a água quente das nascentes encontra a água fria do rio, dando à água uma cor branca azulada que contrasta com o verde da mata, criando um cenário fascinante.

Quando chegamos perto da "Baleia Branca", paramos e entramos na água por ali mesmo, já era fim do dia e queríamos aproveitar a luz, porém se você continuar andando terá vistas e ângulos lindos da formação de cálcio com as quedas de água.


Vou deixar aqui um mapinha pra ter uma visão melhor da área e auxiliar na hora em que estiver chegando lá.


Curiosidades: A formação de cálcio que está na primeira foto é chamada de Baleia Branca por sua semelhança com a boca de uma baleia, essa formação é o ponto alto das águas termais de San Filippo, sendo o seu trecho mais impressionante.

Moradores e turistas criaram novas piscinas abaixo da cachoeira, juntando pedras, galhos e folhas. No fundo dessas piscinas, você encontrará um rico depósito de lama termal que é excelente para máscaras faciais e corporais, então sente-se, cubra-se de lama e aproveite o tratamento de beleza gratuito e natural :)


Dica extra: Pra quem quiser fazer tratamentos de beleza e massagens, tem um hotel spa localizado na vila. Além disso, por uma taxa de entrada por cerca de 10 euros, você pode tomar banho e relaxar nas piscinas do hotel.

Atenção: Você não deve caminhar sobre as formações de cálcio, pois elas são delicadas. As nascentes surgem do solo próximo, saindo a 48°C, então a água nessa parte onde está a "Baleia Branca" é quente, na verdade muito quente, o que inclusive permite tomar banho no outono e no inverno.

Os efeitos curativos da água: As fontes termais de Bagni San Filippo são consideradas como tendo efeitos curativos devido à grande quantidade de minerais como cálcio, magnésio, enxofre e sulfato na água.

Entrar nessas águas é saudável principalmente para as articulações e os ossos, mas também para a pele e os órgãos respiratórios.

Uma observação, não molhe o cabelo, a água contém minerais que são bons pra pele, mas péssimo pro cabelo. Eu molhei o meu cabelo sem saber disso e ficou igual palha, só depois de 3 lavadas que voltou ao normal.


Conclusão, aproveitar os benefícios da água, a temperatura e o visual entre as árvores bem no meio da natureza é uma experiencia incrível e recomendo muito pra quem gosta desse tipo de passeio.

Vou deixar aqui um vídeo pra mostrar um pouquinho mais da beleza desse lugar.

Espero que você goste e tenha uma boa viagem nessa região mágica da Itália.



bottom of page